faleconosco@casadesaolazaro.org

+55 16 99768-5986

Cuidados Paliativos

O Cuidado Paliativo é uma abordagem de assistência à saúde estruturada em conhecimento técnico e científico e pautada por princípios éticos e filosóficos. Seu objetivo é o alívio do sofrimento sempre que houver uma doença que ameace a continuidade da vida. Os focos deste trabalho são a avaliação cuidadosa e o controle da dor e dos demais sintomas de natureza física, emocional, social e espiritual.

São desenvolvidos e oferecidos por equipe multiprofissional qualificada desde o diagnóstico até o momento da morte, seguidos do suporte ao luto oferecido à família e amigos.

É indicado para pacientes que são portadores de doenças graves, ameaçadoras da vida e que apresentam sintomas de sofrimento, desde o diagnóstico da doença, durante o transcurso dos tratamentos, assim como os cuidados necessários na finitude humana, com o objetivo de aliviar o sofrimento e proporcionar qualidade de vida.

Neste serviço, todos os recursos diagnósticos e terapêuticos disponíveis são utilizados como amplo suporte ao paciente e à sua família, para que vivam a experiência com compreensão e conforto. Todo o serviço desenvolvido pela equipe tem como objetivos o alívio e a prevenção do sofrimento envolvido na evolução da doença e no processo de morrer, para que a vida seja mantida com dignidade até seu último instante.

Cuidados Paliativos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente – adultos e crianças – e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. (OMS, 2017).

Equipe Multidisciplinar

Contaremos com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, que trabalharão com uma proposta de cuidado integral das legítimas necessidades de pacientes e seus familiares, em suas dimensões física, emocional, social e espiritual.

Essa equipe multiprofissional será responsável pelo desenvolvimento de um plano de cuidados individualizado, alinhando estratégias conforme a condição clínica de cada paciente e o contexto em que está inserido.

Antes da admissão do paciente, a equipe buscará conhecer seu histórico de vida, e, junto com a família, será discutido o planejamento do tratamento para a melhoria da qualidade de vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, controlando os sintomas e a dor, oferecendo bem-estar.

Princípios dos Cuidados Paliativos

  1. Respeitar os valores dos pacientes.
  2. Respeitar o direito do paciente de escolher os tratamentos.
  3. Sustentar uma comunicação transparente e cuidadosa com os pacientes, familiares e cuidadores.
  4. Manter a dor controlada.
  5. Oferecer apoio terapêutico, atendimento psicológico e espiritual que proporcionem melhora na qualidade de vida.
  6. Atualizar continuamente o conhecimento, para que toda a equipe esteja sempre renovada na aspiração de fazer o melhor até o fim.